, , ,

Brazil Data Cube (BDC)

Olá pessoal, passando para mostrar mais uma ótima oportunidade de base de dados disponíveis para território Brasileiro, especialmente de dados raster.

Em desenvolvimento desde 2019 por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o projeto Brazil Data Cube (BDC) foi lançado este ano de 2021, com o objetivo de permitir acesso a dados de imagens de satélites de média resolução (CBERS-4 e 4A, Sentinel-2 e Landsat-8) prontos para análise e cubos de dados multidimensionais para todo o território Brasileiro.

Mas o que são cubos de dados?

Os Cubos de dados são uma estrutura de dados que agrega as medidas pelos níveis e hierarquias de cada uma das dimensões. Os cubos combinam várias dimensões (como tempo, geografia e produtos) com dados resumidos. Na pratica para um mesmo lugar no espaço, poder ver e obter dados de diferentes satélites e sensores.

Os dados podem ser acessados publicamente usando a plataforma produzida pelos pesquisadores. Nela os usuários podem criar, integrar, descobrir, acessar e processar os dados produzidos. Atualmente, existem diferentes projetos e iniciativas para gerar cubos de dados de observação da Terra para países específicos, que permitem rápido acesso a buscas de imagens segundo a sua resolução, como por exemplo,

O BDC é criar inovação tecnológica no âmbito do Programa de Monitoramento da Amazônia e outros Biomas e seus projetos associados, como o DETER, PRODES e TerraClass. Além de implementar tecnologias para acessar e visualizar grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto, a equipe está desenvolvendo algoritmos usando machine learning e análise de séries temporais de imagens visando extrair informações de uso e cobertura da Terra a partir dos cubos de dados gerados pelo projeto.

O Brazil Data Cube da oportunidade de estatais e usuários finais utilizar os dados e as tecnologias do BDC para realizar suas análisesantes distante da nossa realidade.

Mais informações podem ser encontradas na página do projeto em: http://brazildatacube.org.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *